Texto revisto em 6 de Setembro de 2003.


Página 1 de 2

"welwitschia mirabilis" Hooker 1863



Contemponânea dos dinossauros, i.e., tem cerca de 70 milhões de anos.

É seu companheiro dos seus primórdios o também pré-histórico rinoceronte.












Os naturais de Moçâmedes ou os que lá viveram certamente se recordarão do prof. Cecílio Moreira, professor de Formação Física da Escola Industrial e Comercial de Moçâmedes.

O seu aspecto físico não negava a profissão. Mas não só: a imagem que guardo dele é de uma pessoa que usava quase sempre roupas claras, sempre impecável!

O prof. Cecílio Moreira não se limitou a ensinar os inúmeros jovens a cultivar o seu físico. Foi mais além: era constante a sua colaboração, na forma de poesia e prosa, em vários jornais e revistas. Através desses meios de comunicação propagandeou sempre as belezas de Moçâmedes e defendeu os seus interesses.

Nos finais dos anos 80 fui presenteada com algumas edições especiais de jornais e revistas de algumas décadas atrás, que contam a História. Sempre relacionada com Angola.

Foi numa dessas revistas, "Portugal d'Aquém e d'Além-Mar", Revista Ilustrada, Ano XXIII, Nº 89, Setembro de 1959, num número especial dedicado a Angola, que encontrei um artigo sobre a
"welwitschia mirabilis" , escrito pelo prof. Cecílio Moreira.

Muita coisa aconteceu depois desse artigo ter sido escrito. A estranha planta, porém, continuou a suscitar a curiosidade e o deslumbramento não só dos cientistas, mas de todos os que acontecem saber da sua existência.

Não sou botânica e portanto não vou dissertar sobre uma matéria tão específica (já basta o meu atrevimento ao abordar o assunto "Deserto do Namibe"!...).

Foi-me extremamente fácil encontrar sites que tratam da
"welwitschia mirabilis" sob o ponto de vista científico. Sem falar dos sites turísticos da Namíbia... São tantos que se torna difícil escolher!

Transcreverei, no entanto, o artigo do prof. Cecílio Moreira. Julgo ser uma decisão justa, na medida em que se trata de uma pessoa estreitamente ligada a Moçâmedes.


Início de citação

"A uns oito quilómetros de Moçâmedes, e numa extensão considerável, encontramos muitos exemplares duma planta disforme, com duas folhas de aspecto fibroso, longas, rijas e achatadas, de cor verde-escura, atingindo alguns metros de comprimento, quando adultas.

É uma planta rara.

O tronco de onde saem as folhas é uma espécie de receptáculo, bastante duro, com formas variadas, mas normalmente desenhado em duas metades que se afastam para os lados, a partir do centro, deixando uma concavidade mais ou menos profunda, no sentido do comprimento. É muito rugoso e como que mirrado pela sede.

Daquele receptáculo nascem umas flores unissexuadas, em plantas femininas e masculinas, de cor grená-velho, apresentando-se algumas agrupadas em cachos e outras em forma de curiosas pinhas, da mesma cor.

Esta planta é a
"welwitschia mirabilis" , descoberta pelo naturalista austríaco, dr. Frederico Welwitsch que, ao serviço de Portugal, fez explorações botânicas na Província de Angola.

O dr. Welsitsch foi encontrar, no Deserto de Moçâmedes aquela raridade botânica, que havia de imortalizar o seu nome.

No cemitério de Kensul-Green, em Inglaterra, na placa que cobre o seu mausoléu, está desenhada aquela estranha planta que, em certo dia de 1858, portanto há um século, o eminente botânico encontrou, quando seguia a caminho do Cabo Negro.

A dado momento, "na terra árida, apenas cruzada pelas zebras e pelas cabras de leque, deteve-se extasiado ante um ser vegetal, que era a materialização da própria sede; uma planta maravilhosa, nascida na areia escaldante do deserto e abrindo, como súplica dolorosa, as longas folhas metálicas para a luz. Ajoelha junto dela para a observar, apalpa-a jubilosamente".

Foi assim que o dr. Frederico Welwitsch contemplou o primeiro exemplar deste vegetal, que em todo o mundo somente existe no Deserto de Moçâmedes, em grande quantidade, e apenas alguns exemplares no interior de Walvis Bay, para o Sul da Baía dos Tigres.

[ Mapa da Província do Namibe ] [ Página Principal ] [ Próxima ]