SITES RECOMENDADOS

... de Amigos Angolanos, Moçambicanos, Brasileiros
... e também de um Português



Mapa-múndi Dinâmico
Dia/Noite


Free Funscripts

Lobito Sports Club, Lobito, Angola


O autor do site Lobito Sports Club é António Eduardo Monteiro Horta. Natural de Nova Lisboa, hoje Huambo, Província do Huambo, no planalto central de Angola.
O Horta presenteou-nos com este site. Tenho a certeza de que todos os lobitangas, de nascimento ou de coração, fazem o que eu faço: através das suas fotos, passeio por aquelas salas, sento-me na esplanada e aprecio a bela baía, reconheço cada relevo dos morros do Lobito Velho, capto, até, o cheiro do mar...
O elo que criou entre o passado e o presente, lançando uma ponte para o futuro, é muito importante.

Manconginos, Lubango, Angola

A página Real República de Maconge é da autoria do Victor Manuel Leal Almeida, natural de Sá da Bandeira, hoje Lubango, Província da Huíla, Angola.
A cidade do Lubango era conhecida como a "Coimbra de Angola". A Universidade de Coimbra autorizou o Liceu Nacional Diogo Cão, daquela cidade, a praticar a praxe estudantil coimbrã. Essa autorização estendeu-se posteriormente aos demais estabelecimentos do ensino secundário, médio e universitário.
Visite-o e recorde o são e irreverente convívio dos maconginos, que se prolonga até aos dias de hoje, e cujo lema é "Solidariedade, Fraternidade e Amizade"... ou vá à descoberta do imaginário Reino de Maconge e conheça esta faceta dos estudantes que, de toda a Angola, estudaram no Lubango.

Muhuila


O António Russo, o Muhuila, é meu e-amigo. É natural do Lubango, mora no Brasil e tem Angola no coração.
O seu site transmite-nos sensibilidade e conhecimento.

Nhamalanda

O nome de guerra do Fernando Costa é Nhamalanda. Assim o chamavam os seus irmãos de raça negra: "aquele que vê acima do capim do elefante"... que é bem alto! Nasceu em Silva Porto, hoje Kuito, Província do Bié, Angola.
Como descendente de uma das famílias madeirenses (temos parentes comuns) que fazia parte do grupo que fundou a cidade do Lubango, é dela que fala, narrando a história dos seus antepassados. Mas há também bonitas histórias de amizade conquistadas nos países por onde passou até se fixar na Austrália.
O Fernando residiu muitos anos no Lobito. Vale a pena ver as fotografias desta cidade, entre elas as imagens captadas na época do Natal.

Lubango por Diamantino Pereira Monteiro

Página de Diamantino Pereira Monteiro, conhecido jornalista do Lubango, onde, a par dos registos antigos, nos relata as suas impressões da sua primeira visita ao Lubango, recentemente. Proporciona-nos, também, uma colecção de fotografias antigas e actuais, tanto da cidade do Lubango como dos seus arredores. (Como é gratificante ler relatos da reabilitação por que Angola está a passar!)
Para os que estiverem interessados em informar-se sobre a cidade do Lubango, esta é a página indicada: encontrarão nela um relato pormenorizado da sua história.
Como descendente dos fundadores desta cidade, é com enorme orgulho que leio o nome do meu Bisavô madeirense entre os homens que intervieram nos primeiros tempos de vida desta que é hoje a cidade do Lubango.

Lobitangas

O Rodrigo Diniz tomou a iniciativa de, há muito tempo, relacionar a minha página no seu "lobitanguíssimo" site cuja música de fundo nos é tão cara... "Tenho ganas de chorar, quando me lembro de Angola...". É isso mesmo, Rodrigo... o sentimento é comum a todos nós...
Aqui encontrarão muitos motivos para se deliciarem, incluindo uma ligação directa ao Rádio Clube do Lobito, através da página Cotonete.iol.pt! (deverão ir até ao fim da página)

Pessoalíssima

O Victor D (de Duarte) é angolano e viveu muitos anos em Benguela.

Apresenta este seu trabalho como "O ponto de partida para o reencontro da família espalhada por esse mundo e o relembrar dos recantos por onde a mesma foi passando ao longo dos anos angolanos..."

Volkswiras

O meu e-amigo António Oliveira é natural da Beira, Moçambique. Localizou a minha página quando pesquisava ferramentas para a construção do seu site.
A nossa amizade baseia-se na palavra mágica "África". Um dia, escreveu-me: "Nós Africanos somos mais ricos do que todos os outros. O alicerce dessa fortuna baseia-se no compartilhar..."
Quero, pois, compartilhar com os demais o seu site que, como carocha devotado, é dedicado à reconstrução do seu 1302S, o Volkswiras, como se dizia no tempo da sua juventude.

Hugo Seia SafarisHugo Seia Safaris- Página Internet

O Hugo Seia e eu fomos colegas no Colégio Nun' Álvares, em Benguela, e a Morena era a nossa praia.
Como diz o Nhamalanda, a Internet dá-nos a oportunidade de fazer novas e boas amizades e, acrescento, reatar velhas, depois de décadas...
É com muito gosto que apresento a página do Hugo, onde apreciarão o seu trajecto da vida, desde os tempos de Angola, primeiro como funcionário do Quadro Administrativo e posteriormente como caçador profissional na Coutada do Mucusso, até aos dias de hoje, organizando safaris em África, bem como a sua faceta artística, nas áreas da escrita, pintura e fotografia.

Tchivinguiro

A página Tchivinguiro Web Page é construída por Manuel Duarte, o Tchivinguiro, como lhe chamo. Benguelense, descobriu-me na Internet. Consequência da procura incessante que todos nós, naturais ou ex-residentes de Angola, levamos a cabo, para descobrir e contactar os nossos... todos o que beberam água do Bengo (Luanda), Cavaco (Benguela) e Bero (Moçâmedes, hoje Namibe) e de todos os outros rios de Angola...
Os "Charruas" são os antigos alunos da então chamada Escola de Regentes Agrícolas do Tchivinguiro (hoje engenheiros tecnico-agrários), próxima da cidade do Lubango. A par da profissão, característica comum a todos: irreverentes, brincalhões, sempre prontos para a folia. Esta página é o seu ponto de encontro.

Lubango, por Joaquim Seixas

"Sítio sobre a Província da Huíla e a Cidade do Lubango (República de Angola)". É com esta frase que são apresentadas as páginas construídas por Joaquim Seixas, natural de Portugal, que visitou Angola pela primeira vez no século XXI. E apaixonou-se pela Huíla. E por Angola.

Moçambique, Terra de Boa Gente

"Quem lá esteve não esqueceu o calor humano. Quem lá nasceu tem a certeza de que não seria o mesmo se tivesse nascido noutro lugar. Quem nasce em África sente com mais força a liberdade de viver... Que segredos guarda esta terra cálida que enche a memória de tanta gente?" Página do moçambicano Jorge Soares, sobre a sua terra natal e as suas gentes.

SanzalAngola


Não deixe de visitar SanzalAngola.
Este é o local de convergência dos angolanos de todos os kimbos!

Página Pessoal de Carlos Pires

O título desta página é "Página Pessoal de Carlos Pires - Centenas de imagens e algumas palavras." Todavia, não são tão poucas as palavras que nos levam a variados locais. Interessam-nos mais os registos acerca de Angola: recorda-se o passado, regista-se o presente, com cuidadoso pormenor: Benguela... Latitude 13º, Longitude 13º..., ah!, o curto filme sobre a Praia Morena: o movimento do mar, das embarcações... tudo tão familiar...; Alto-Catumbela, Luanda, Malange, o registo de uma viagem em 2002: de Benguela à Babaera. Há links úteis... alguns meus conhecidos. Acabamos por compor um anel de angolanos...

Carlos DuarteCarlos Duarte


Página de um "garoto" do meu tempo do Lobito. O Carlos define-se como "angolano por direito de solo, português por direito de sangue e brasileiro por livre opção. Nascido em Malange, criado no Lobito e vivendo na Amazônia." Esta nova página é um manancial de leitura e informação, já que são vários os seus colaboradores.

Literaturas Africanas de Língua Portuguesa - UFRJ
Sector da Faculdade de Letras da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil,
sob a coordenação das Professoras Claudia Marcia Vasconcelos da Rocha e Carmen Lucia Tindó Ribeiro Secco.

Mangal do Cassende, Mussulo, Luanda, Angola.

Com o intuito de fazer o estudo do seu ecossistema, os alunos do 12º A/B ano da Escola Portuguesa de Luanda, da disciplina de Técnicas Laboratoriais de Biologia, Bloco III, deslocaram-se, no decorrer do ano lectivo de 2003-2004, ao Mangal do Cassende....


NOTA: Endereço ao casal Idalete, professora em Luanda, e Dadica, meu amigo de infância de Moçâmedes, hoje Namibe, os meus agradecimentos pela apresentação deste trabalho de pesquisa, com o qual todos aprenderemos.

Faculdade de Medicina - UAN


Página da Faculdade de Medicina da UAN - Universidade Agostinho Neto, Luanda, Angola.

O coordenador da construção (ainda na sua fase inicial) da página é o Dr. Esmael Francisco Tomás, médico e docente da referida Faculdade.


Divagações..., de Maria Manuela Saiago


A minha prima Maria Manuela Saiago (Manela) há muito que guardava o que escrevia...

Na vida, lutadora por excelência, seguindo os ensinamentos do livro que adquiriu e algumas “dicas”, apresenta-nos, num curto espaço de tempo, um trabalho considerável, pleno de harmonia e bom gosto.

Obrigada, priminha, pelos teus comentários ao meu trabalho. Pelo teu carinho... por tudo! Que tenhas os merecidos frutos! Na tua página... na vida...


Retalhos Rimados, de Carmen Acrísio

Página da Carmen Guimarães Lopes Fonseca, a prima que mais amo [ perdoem-me todos os outros primos :) ], também conhecida por Carmen Acrísio, pelos amigos do Lobito, cidade onde residiu desde criança.

Acerca deste seu trabalho, escreveu:
Tristezas sem revolta / Amigos com volta / Escrita sem nota / Às alegrias, aberta a porta.

Do Alto do Sombreiro, de Aida Saiago

Página pessoal da autora deste site, onde recorda a “sua Angola”, os seus amigos e a família, através de crónicas, fotografias e estudo da sua genealogia.

Recomenda-se a leitura, em primeiro lugar, da introdução, “Imitando o Guardador da Palavra”.


TROCA DE SELOS

O “ANGOLA” foi recentemente convidado a trocar selos com BrasilTurismo.com.

Atrevo-me a afirmar que senti orgulho pelo facto deste site ter sido escolhido para figurar naquele Portal.

Visitem-no e façam a vossa escolha para a próxima viagem ao Brasil, nosso país-irmão. Advirto desde já que a decisão será difícil, tantos são os locais lindíssimos que nos são apresentados...

BrasilTurismo.com


Agradeço a todos que linkam o “ANGOLA” às suas páginas!

... e peço me desculpem não retribuir de imediato...

... trata-se somente de uma questão de disponibilidade de tempo ;)



[ Página Principal ]
[ Próxima ]