"Backgrounds Etc."

"Primeiras Letras em Angola"
Biografias de Mestres

Página 1 de 1

Teodósio Carlos Cabral foi nomeado, no dia 24 de Fevereiro de 1916, professor interino da escola da colónia boer ou bur, do concelho da Humpata. Deveria ocupar o lugar até que fosse provido pelo professor nomeado em resultado do concurso documental aberto em 25 de Janeiro desse ano, e que então estava a decorrer. Sabemos apenas que alguns anos depois se encontrava aqui o professor Manuel Augusto de Meneses, não podendo garantir se na escola boer se na outra, a do Estado; também não podemos afirmar que fosse o titular da cadeira.

Em face do exposto, conclui-se que se ignora a data da exoneração do professor Teodósio Carlos Cabral, nada mais podendo acrescentar-se ao que acaba de referir-se.


Notas da autora deste site:

Teodósio Carlos Cabral nasceu na Humpata e era pai dos tão conhecidos Cabrais (Pio, Jaime, Homero, Luzia, Luiz, Jone e Jorge) amigos do meu Pai. Alguns destes foram companheiros das caçadas do meu Tio Rui Saiago. O mais velho, Pio, fixou-se em Moçambique, onde tinha vários empreendimentos. Acabou por se fixar em Salvador, Bahia, onde faleceu. Permanecem em Moçambique gerações mais novas desta família. Estas informações foram fornecidas por Heitor Cabral, filho de Judite Brás (membro da família Sena, primos da Avó Aida Ferrão Pimentel), que foi criada pelos Farrica, do Lubango, e de Joaquim Duarte Cabral (Bebé), natural de Nova Lisboa, hoje Huambo, cujo pai era irmão de Teodósio Carlos Cabral.

[ Encontro com a Escrita ] [ Página Principal ] [ Biografia de Mestres - Principal ] [ Primeiras Letras em Angola - Principal ]