"Backgrounds Etc."

"Primeiras Letras em Angola"
Biografias de Mestres

Página 1 de 1

Nicolau Rogeiro era natural de Luanda, onde deve ter nascido pelo ano de 1830. Foi nomeado professor da Escola Principal, em 10 de junho de 1870. tendo entrado em exercício no dia 15 desse mês. Apresentara documentos comprovativos de ter feito o exame da instrução primária no Liceu nacional de Lisboa e de ter prestado provas de Francês, Latinidade, Inglês, Filosofia Racional e Moral, e Princípios de Direito Natural.

Fez parte, com o bispo da diocese, D. Tomás Gomes de Almeida, e os seus colegas do magistério, José Maria da Lembrança de Miranda Henriques e Joaquim Eugénio de Sales Ferreira, da comissão encarregada pelo governador-geral de Angola, Caetano Alexandre de Almeida e Albuquerque, de elaborar um projecto de reforma do ensino público, e que foi nomeada em 21 de Julho de 1876. Também fez parte, com o último dos professores indicados e com o P. António José do Nascimento, do júri de exames de aptidão para o magistério primário, instituídos pelo mesmo governador-geral e na mesma data.

Muito curiosa é a referência feita a este agente do ensino público, em documento firmado pelo governador-geral interino, Joaquim José da Graça, em 26 de Agosto de 1870, dando satisfação ao que era pedido pela portaria-circular de 23 de Setembro de 1869. Vale a pena transcrever o seu texto, na parte que nos interessa. Diz assim:

- Com o meu ofício nº 73, de 22 de Abril último, penso ter satisfeito ao exigido neste quesito, restando-me apenas acrescentar que existe nesta cidade a Escola Principal, da qual são professores Carlos Augusto de Gouveia e, interinamente, Nicolau Rogeiro; e que foi frequentada, o ano passado, por (?) alunos, brancos e africanos. Pelo que respeita à aptidão dos professores, devo dizer, quanto ao primeiro, que pelo seu mau sistema e pela muita aspereza com que trata os alunos o não julgo muito competente para o magistério, sendo sem dúvida a isso devido o limitadíssimo número de discípulos que têm concorrido à sua secção do ensino. O segundo tem mais método e satisfaz melhor às suas obrigações; é indígena, mas tem algumas habilitações, que adquiriu em colégios do reino.

Resta-nos dizer que no documento em causa não era apontado o número de alunos, embora estivesse no pensamento do seu autor a deliberação de o indicar com precisão. Por isso deixou espaço em branco.

Nicolau Rogeiro estava ainda a leccionar em 16 de Julho de 1875, regendo a 1ª Cadeira; era professor de Língua Francesa e de Matemática – Aritmética, Álgebra e Geometria.

Uma apreciação à actividade deste docente, referente a 1873, diz assim: - Este professor é muito digno do cargo que exerce, tanto pela sua instrução como seu exemplar comportamento.

A propósito, podemos dizer que a sua nomeação foi confirmada pelo monarca e pelo ministro, em 5 de Agosto de 1870.

Nicolau Rogeiro faleceu em Luanda, no dia 23 de Junho de 1877; substituiu-o no lugar o P. António José do Nascimento.

[ Encontro com a Escrita ] [ Página Principal ] [ Biografia de Mestres - Principal ] [ Primeiras Letras em Angola - Principal ]