"Backgrounds Etc."

"Primeiras Letras em Angola"
Biografias de Mestres

Página 1 de 1

Milânea da Cruz Cunningham era a professora encarregada do ensino, no colégio que, no ano lectivo de 1893-1894, as Irmãs Educadoras mantinham na cidade de Moçâmedes. Não sabemos se era estranha ao instituto ou se seria alguma religiosa; não se anteponha ao seu nome a designação habitualmente usada ao tratar-se de freiras. A direcção superior do estabelecimento pertencia, como noutro lugar se diz, à Irmã Antónia Maria George.

Embora a escola fosse particularmente destinada a meninas, admitiam-se algumas crianças do sexo masculino, recebendo ensino em comum, fazendo já então a coeducação dos sexos. Além das matérias escolares, pròpriamente ditas, havia aulas de Música e de Piano, para os dois sexos.

O visitador Manuel José Martins Contreiras, que aqui veio com o patrocínio do Ministério da Marinha e Ultramar, assistiu até às refeições ministradas às alunas internas, em número de quinze, reconhecendo que tinham óptima alimentação.

[ Encontro com a Escrita ] [ Página Principal ] [ Biografia de Mestres - Principal ] [ Primeiras Letras em Angola - Principal ]