"Backgrounds Etc."

"Primeiras Letras em Angola"
Biografias de Mestres

Página 1 de 1

Maria Dinorá Teles Grilo nasceu na cidade do Porto, na freguesia de Cedofeita, pelo ano de 1886. As suas habilitações literárias, apesar de ser filha de professores, consistiam apenas no exame de instrução primária. Compreende-se isso se nos recordarmos que seus pais vieram para Angola quando ela tinha quatro anos de idade. Ora nesta Província havia apenas, naquele tempo, a Escola Principal de Luanda, onde poderia receber-se alguma instrução que ia um pouco além do ensino primário elementar, mas que estava a entrar em fase de franca decadência. Além disso, nunca soubemos que os seus progenitores se fixassem alguma vez em Luanda.

Os pais desta professora, João Teles Grilo e Isabel dos Anjos Alves Rodrigues, foram mestres de primeiras letras, em Angola, encontrando-se neste livro as respectivas notas biográficas. Maria Dinorá ocupava o quarto lugar numa série de nove irmãos – que, segundo nos foi dito por um dos seus descendentes, aumentou depois para treze – cujos nomes se encontram na guia de marcha do agregado familiar. O segundo nome desta senhora era escrito, por vezes, sob a forma “Dinorah”, mas nós preferimos a mais simples e mais de acordo com as regras ortográficas.

Maria Dinorá Teles Grilo foi nomeada para ocupar o lugar de professora da escola feminina, do concelho da Humpata, em 31 de Maio de 1906, devendo substituir sua mãe, Isabel dos Anjos Alves Rodrigues Teles Grilo, que no mesmo dia foi autorizada a deslocar-se à Metrópole, em gozo de licença. O Cadastro de Professores diz que foi nomeada a 1 de Maio, tendo tomado posse no mesmo dia; mas isso é um erro, por certo, pelas razões já apontadas. Talvez quisesse dizer-se que iniciou as suas funções no dia 1 de Junho!...

Sabendo que sua mãe reassumiu a actividade docente no dia 1 de Janeiro de 1907, podemos concluir que nessa data cessaram os trabalhos da sua substituta na regência das aulas.

O seu nome não aparece em nenhuma outra escola de Angola.

[ Encontro com a Escrita ] [ Página Principal ] [ Biografia de Mestres - Principal ] [ Primeiras Letras em Angola - Principal ]