"Backgrounds Etc."

"Primeiras Letras em Angola"
Biografias de Mestres

Página 1 de 1

Manuel Velasco Galiano foi nomeado, no dia 7 de Julho de 1891, para o lugar de professor de instrução primária, da escola da freguesia dos Remédios, em Luanda, que estava vago. Exerceria esse cargo em regime de acumulação com o de secretário interino da Procuradoria da Fazenda e da Coroa, que já exercia. Antes dele, ocupara a cadeira o professor Alfredo de Sousa Neto.

Sabemos que, em 27 de Abril de 1904, o professor régio de Luanda, Manuel Velasco Galiano, reassumiu o lugar de mestre de primeiras letras, no seu regresso a Moçâmedes, onde passara um período de licença. Voltámos a encontrar referência a este agente do ensino no começo do ano de 1906, por ocasião dos exames que então se efectuaram. Nessa altura estava a ensinar na Escola Municipal Central. Não podemos garantir, e até nos parece provável, que tivesse exercido funções de magistério em todo este tempo.

No seu relatório de 19 de Junho de 1894, Manuel José Martins Contreiras, afirma que Manuel Velasco Galiano estava a leccionar numa escola que ficava situada na Calçada do Alto das Cruzes, a actual Avenida Luís de Camões, em edifício que a Câmara Municipal de Luanda alugava ao Governo pela quantia de dezoito mil reis mensais. O Estado fornecia aos alunos o material escolar, livros, papel e tinta, embora com parcimónia, na opinião do professor. Entre os compêndios usados, encontrava-se O Discípulo de Leitura, da autoria do P. Castanheira Nunes. Estavam matriculados trinta e dois alunos; no dia da sua última visita à escola, Martins Contreiras encontrara lá apenas dezoito. Manuel Velasco Galiano era professor interino e leccionava das sete às dez horas da manhã; talvez possamos admitir que tivesse de se apresentar, a partir dessa hora, na Secretaria-Geral, de que era funcionário, acumulando os dois cargos. Acontecia a mesma coisa com outros professores da cidade.


Notas da autora deste site:

Manuel Velasco Galiano é cunhado de outra mestra, Madalena Maria Heinsbroch Galiano, cuja biografia é também aqui apresentada.

[ Encontro com a Escrita ] [ Página Principal ] [ Biografia de Mestres - Principal ] [ Primeiras Letras em Angola - Principal ]