"Backgrounds Etc."

"Primeiras Letras em Angola"
Biografias de Mestres

Página 1 de 1

Madalena Maria Heinsbroch Galiano era natural da Catumbela, onde também exerceu as funções de professora primária do sexo feminino, tendo vindo ao mundo pelo ano de 1893, visto que no Cadastro de Professores de 1917 se lhe atribuía a idade de vinte e quatro anos. Quanto a habilitações literárias, sabemos que tinha apenas os exames de instrução primária, primeiro e segundo graus, realizados em Moçâmedes a 14 de Setembro de 1905.

Foi nomeada professora para a escola feminina de Catumbela, em 4 de Dezembro de 1913, tendo tomado posse do cargo no dia 22; o documento em que recolhemos esta última informação diz-nos que a sua escola pertencia à intendência do Lobito e à freguesia do Sagrado Coração de Jesus; ora, segundo consultas que fizemos, esta designação tanto poderia servir para o Lobito como para a Catumbela. No caso concreto que nos ocupa, é a esta que se refere.

Por altura da sua nomeação, usava apenas o nome de Madalena Maria Heinsbroch, que deveria ser o de solteira; ao elaborar-se o Catálogo, acrescentou-se já o apelido Galiano, que deveria ser o do seu marido, e que ela passou a usar por apropriação motivada pelo casamento.

Uma vez que não encontrámos referência à sua exoneração, e sendo esta a última professora da Catumbela, de que tivemos conhecimento – a trabalhar no período em estudo neste trabalho – admitimos a hipótese de que estivesse ainda ali na data que lhe serve de limite.


Notas da autora deste site:

Esta mestra é Mãe de Lígia Heinsbroch Galiano, mulher de Hugo de Pimentel Teixeira Vaz Pereira, um dos filhos do primeiro casamento de Manuel Vaz Pereira, que foi o segundo marido da minha Avó paterna, Aida Ferrão Pimentel.

[ Encontro com a Escrita ] [ Página Principal ] [ Biografia de Mestres - Principal ] [ Primeiras Letras em Angola - Principal ]