"Backgrounds Etc."

"Primeiras Letras em Angola"
Biografias de Mestres

Página 1 de 1

José dos Santos e Silva pode ser considerado o primeiro professor oficial de Luanda, dentro do período estudado para a elaboração deste trabalho.

Os mapas estatísticos que regularmente eram publicados no Boletim Oficial de Angola não fazem menção da escola primária que funcionava junto da catedral, muitas vezes designada por escola da freguesia dos Remédios, nem tão pouco da que estava ligada ao seminário ou Paço Episcopal. A isso se deve, também, a carência de dados, relativamente a alguns professores, que naquele tempo trabalharam em Luanda. Temos de concordar que a História não se faz apenas com os factos que se passaram, com acontecimentos ocorridos, faz-se também e ainda mais com aqueles de que temos conhecimento.

O mapa escolar relativo ao mês de Agosto de 1846, contudo, aponta-mos o nome do professor José dos Santos e Silva, e apenas o seu quanto a Luanda. Iniciara o mês com quinze alunos e terminara-o com quarenta e três. Tinha começado a trabalhar no dia 24 de Julho anterior. Fora nomeado por decreto de 20 de Outubro de 1846; daqui se conclui que, à semelhança do que sucedeu com outros, começara por exercer como interino as funções do magistério.

Em documento com a data de 2 de Março de 1848, afirmava-se que, estando para se ausentar desta cidade o professor José dos Santos e Silva, era nomeado em sua substituição um indivíduo de nome Casimiro José Fernandes. No mesmo número do órgão oficial da Província, publicado em 4 de Março, vem um agradecimento ao professor substituído, José dos Santos e Silva, em que declarava sair de Angola por motivo de saúde. Mencionava diversos nomes de pessoas a quem mostrava a sua especial gratidão pelo interesse com que o tinham distinguido, desde o governador-geral a dois dos seus alunos.

Estando em Lisboa, José dos Santos Silva deve ter movido influências para ser nomeado professor da Escola Principal de Luanda; a nomeação efectuou-se no dia 28 de Junho desse ano de 1848; começou a exercer, nessa cidade, em Janeiro de 1849.

Pouco tempo se conservou em exercício, visto que faleceu em Luanda, a 4 de Maio do mesmo ano, em casa do médico local, Dr. Mateus Alexandre Gueullette. Contava então cinquenta e cinco anos de idade; era natural de Lisboa; deduz-se, pois, que deve ter nascido pelo ano de 1794.

Vem a propósito recordar que o Dr. Gueullette mantinha uma casa para tratamento de doentes, a que hoje chamaríamos “Casa de Saúde”. Deve ter sido ali e não na sua residência, pròpriamente dita, que José dos Santos e Silva acabou os seus dias.

[ Encontro com a Escrita ] [ Página Principal ] [ Biografia de Mestres - Principal ] [ Primeiras Letras em Angola - Principal ]