"Backgrounds Etc."

"Primeiras Letras em Angola"
Biografias de Mestres

Página 1 de 1

Hermínia Augusta Moura Garcês era natural de Benguela, onde deve ter visto a luz do dia no ano de 1855, visto que na sua folha de informação anual, referente a 1887, se dizia ter então trinta e dois anos de idade. Tinha feito os seus estudos numa escola particular, não se dizendo onde; sabia canto e piano; falava as línguas inglesa e francesa.

Em 2 de Março de 1887, foi nomeada professora da escola feminina do concelho da Catumbela, onde se manteve durante cerca de seis anos. Não sabemos, todavia, se todo este tempo foi passado em efectivo serviço.

Vale a pena transcrever uma informação oficial dos seus superiores hierárquicos, que se refere logo ao seu primeiro ano de actividade docente. Diz assim:

- Tem muito boa-vontade, a par de uma boa instrução, para o bom desempenho do seu cargo; faço dela o melhor conceito.

Hermínia Augusta Moura Garcês veio a ser exonerada do cargo de mestra régia, da escola de meninas, naquele concelho, no dia 27 de Abril de 1893. O Boletim Oficial de Angola traz, por lapso, a data de 27 de Março, mas vê-se perfeitamente que se trata de uma gralha tipográfica. Aliás, podemos consultar documentos manuscritos em que a data da exoneração desta professora está correctamente citada.

[ Encontro com a Escrita ] [ Página Principal ] [ Biografia de Mestres - Principal ] [ Primeiras Letras em Angola - Principal ]