"Backgrounds Etc."

"Primeiras Letras em Angola"
Biografias de Mestres

Página 1 de 1

Eleutério Augusto Gomes de Abreu foi professor da Escola Municipal de Moçâmedes. Refere-se-lhe o relatório de Manuel José Martins Contreiras, de 19 de Junho de 1894. Diz ele que, entre todos os professores de Angola, era o único que possuía o curso da Escola Normal.

O professor Eleutério Augusto Gomes de Abreu foi contratado pela Câmara Municipal de Moçâmedes por um período de cinco anos, em data não determinada. Propôs e fez aprovar um regulamento escolar, determinando os seus deveres e os dos alunos, os horários a cumprir, os processos emulativos a empregar, etc. Procurava cumpri-lo zelosamente.

A organização desta escola provava, no entender de Martins Contreiras, que era indispensável a preparação prévia e especial de todos aqueles que quisessem fazer do magistério a sua actividade profissional, o seu modo de vida.

Na Escola Municipal de Moçâmedes tinham sido adoptadas as carteiras do sistema Lenoir, com banco solto. Referindo-se à capacidade do mestre, afirma o relator citado: - O saber dos alunos era perfeitamente gradual e faziam ideia segura dos conhecimentos transmitidos, o que denunciava bons processos de transmissão.

[ Encontro com a Escrita ] [ Página Principal ] [ Biografia de Mestres - Principal ] [ Primeiras Letras em Angola - Principal ]