"Backgrounds Etc."

"Primeiras Letras em Angola"
Biografias de Mestres

Página 1 de 1

Ana Cândida Biquer foi a primeira professora que esteve à frente da Aula de Meninas, na cidade de Luanda, depois da publicação do decreto de 14 de Agosto de 1845.

No mapa referente ao mês de Agosto de 1846, que deve ter sido o primeiro a ser publicado, consta que iniciara o mês com vinte alunas, encerrando-o com igual número.

Em Março de 1847, anunciava-se já o falecimento desta senhora, em data que não conseguimos apurar. E, no dia 10 de Abril desse ano, foi aberto concurso para o provimento do lugar da mestra régia, da escola feminina de Luanda, então vulgarmente designada Aula de Meninas, vindo a ser ocupado por Martiniana Augusta de Carvalho.

Merece ser destacado o nome desta senhora, de cujo mérito pedagógico e ilustração não temos informação concreta, como a precursora de todas as mestras de meninas de Angola, pois estamos convencidos de que, na data da criação do ensino primário oficial, pelo decreto acima mencionado, era a única professora em exercício, ou pelo menos deverá ter sido a primeira a ser nomeada. Com efeito, não nos foi possível saber quando iniciou as suas funções.

[ Encontro com a Escrita ] [ Página Principal ] [ Biografia de Mestres - Principal ] [ Primeiras Letras em Angola - Principal ]