"Backgrounds Etc."

"Primeiras Letras em Angola"
Biografias de Mestres

Página 1 de 1

Alcina Soares da Cruz Sampaio Nunes era uma senhora natural da vila de Seia, sede do concelho do mesmo nome, no distrito da Guarda, onde nasceu cerca de 1893.

Desempenhava o cargo de professora da escola do sexo feminino, do concelho de Porto Alexandre, para onde fora nomeada em 1 de Junho de 1915, por alvará do governador do distrito de Benguela, a fim de substituir a proprietária do lugar, Elisa Lopes e Faro, durante o seu impedimento. A sua nomeação foi pouco tempo depois confirmada pelo governador-geral, em 8 de Setembro seguinte.

No dia 9 de Julho entrou, efectivamente, em exercício docente, tendo tomado posse do lugar nessa data. Parece-me um pouco tarde para a data da nomeação provisória, uma vez que a confirmação ainda não tinha sido efectuada. Haverá algum engano, que poderia ser em 1 de Julho ou 9 de Junho?!

Alcina Soares da Cruz Sampaio Nunes era diplomada por uma das Escolas Normais, da Metrópole, ignorando qual. Este facto não era vulgar naquele tempo, sobretudo em Angola e numa povoação tão afastada das duas principais cidades.

No dia 24 de Janeiro de 1916, Alcina Soares da Cruz Sampaio Nunes era nomeada professora efectiva da mesma escola, devido a ter sido classificada em concurso. O respectivo diploma afirmava exercer já o cargo interinamente. Sabemos que foi a única candidata ao lugar.

O nome desta senhora aparece, nesta altura, transformado em Adelina em vez de Alcina. Contudo, o acórdão do Conselho Inspector de Instrução Pública dá-lhe nome exacto e correcto.

Em 30 de Maio seguinte, ao fazer-se a remodelação das Juntas de Instrução, o nome de Alcina Soares da Cruz Sampaio Nunes passou a figurar entre os membros que constituíam a de Porto Alexandre. Foi esta a última referência colhida a propósito das escolas deste concelho, até ao final do período estudado, que vai de 22 de Fevereiro de 1919, data da criação do ensino liceal em Angola.

Deve registar-se o longo período de actividade desta professora de instrução primária, um dos maiores de Angola, no final do século passado e começos deste. No entanto, não nos foi possível coligir elementos que documentem mais pormenorizadamente a sua actuação pedagógica e didáctica.

[ Encontro com a Escrita ] [ Página Principal ] [ Biografia de Mestres - Principal ] [ Primeiras Letras em Angola - Principal ]